Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Seguro Desemprego

Governo oferecerá vaga de trabalho a quem pedir seguro desemprego
Oportunidades serão oferecidas no momento do pedido do auxílio; posto deve ser compatível com profissão e renda
As regras do seguro-desemprego devem mudar até o fim de julho em todo o país, de acordo com o superintendente regional do trabalho e emprego de Santa Catarina Carlos Artur Barboza. O pedido do benefício será negado caso haja uma vaga de emprego compatível nos bancos de dados do Governo. As informações são do Bom Dia Santa Catarina.

Com a mudança, um único sistema vai cruzar dados do trabalhador com oportunidades de emprego disponíveis no mercado de trabalho, operando três políticas públicas: seguro-desemprego, programas de qualificação profissional e iniciativas de intermediação de mão-de-obra.

Na prática, quando o trabalhador fizer o pedido do benefício, o sistema vai analisar se existem vagas disponíveis e compatíveis com o salário e a função exercidos anteriormente. Se houver, a liberação do seguro-desemprego será bloqueada.

— A ideia é que o sistema seja alimentado por empresas privadas com as vagas que elas têm disponíveis. Ao mesmo tempo, o trabalhador poderá inserir o seu currículo, que vai ser analisado pelas empresas. Além disso, será possível consultar o andamento do seguro-desemprego — afirmou Barboza na entrevista ao Bom Dia Santa Catarina.

Segundo o superintendente, se o trabalhador não gostar da vaga ou se a empresa não quiser contratar o empregado, ele deverá receber o seguro-desemprego. Na segunda etapa do programa, haverá integração também com cursos técnicos de qualificação profissional, que serão oferecidos ao trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário